O Centro Ensino Médio Ave Branca de Taguatinga (CEMAB), um dos mais tradicionais de Taguatinga, começou a funcionar no ano de 1961, com a denominação de Ginásio de Taguatinga. Iniciou suas atividades nas instalações da Escola Industrial de Taguatinga (EIT), em março daquele ano, com o curso ginasial diurno. O Ginásio passou a funcionar em prédio próprio somente em agosto daquele ano. A construção ainda não tinha sido concluída.
O primeiro ato oficial a mencionar o Ginásio de Taguatinga foi a Resolução nº. 21-CD, de 05 de junho de 1961, que criou o cargo de diretor para o novo estabelecimento de ensino. O professor Roberto Araújo Lima foi o primeiro diretor designado para o novo estabelecimento.
O curso ginasial noturno só começou a funcionar em abril de 1962, quando, por insistentes apelos da comunidade escolar (de professores e estudantes), o antigo Departamento de Força e Luz (DFL) — atualmente Companhia Energética de Brasília (CEB) — regularizou as ligações elétricas da escola. Nessa época, a escola pública começava a obter credibilidade popular, já que as particulares, por tradição, na época, indicavam melhor ensino.
Em 1963, com o único dos cursos do antigo 2º ciclo, o ginásio passava a ser denominado extra-oficialmente Colégio de Taguatinga.
Somente em 1965, por meio da Resolução nº. 29-CD, de 15 de setembro, é que aparece o primeiro registro oficial dessa denominação. Tratava-se do ato de aprovação da indicação do Diretor do Colégio de Taguatinga. Este estabelecimento de ensino foi relacionado oficialmente como instituição pública de ensino em 14 de janeiro de 1966, no Decreto nº. 481-GDF, com o nome de Centro de Ensino Médio Ave Branca – Taguatinga.
Com o início do funcionamento do Curso de Formação de Professores (antigo Curso Normal) naquele Centro de Ensino, a Escola de Aplicação foi-lhe integrada, mantendo-se, no entanto, distintas as respectivas direções, em cumprimento do que dispunha o Regimento Interno da FEDF da época (Resolução nº. 33-CD, de 10/12/1971). Nesse regimento, constou a denominação Centro de Ensino Médio Ave Branca – CEMAB.
A Resolução nº. 95-CD, de 21/10/1976, em seu Anexo III – Extinção, excluiu a Escola de Aplicação do CEMAB, embora, tenha sido de fato incorporada ao Colégio de Taguatinga Sul (CTS), por sua fusão com o Curso de Formação de Professores, já anteriormente transferido para o CTS.
A alteração da denominação de Centro de Ensino Médio Ave Branca para Centro Educacional Ave Branca (CEAB) ocorreu por meio da Resolução nº. 95-CD, de 1976. [1] Em 2000, no entanto, a escola volta a se denominar Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB).