✏️ Compreender que os objetos são repletos de histórias, afetos e também dores é entender a dimensão da memória das coisas. É com este objetivo que estudantes e profissionais da educação do Centro de Ensino Médio Ave Branca podem conhecer e presenciar a Exposição de Objetos Antigos que ocorre nesta terça e quarta-feiras, dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Biblioteca Rui Barbosa que fica na própria escola.
🎤 A mostra é composta por objetos que compõem o acervo particular e familiar (que foi repassada de geração a geração) do professor de Política e Gestão da Educação, Gerra Leite Figueiora Correia de Araújo. “A ideia de realizar a exposição surgiu durante as Olimpíadas de História, pois eu compartilhei com os professores as fotografias de alguns objetos antigos que tenho na minha casa. Depois de visualizarem o material, surgiu a idéia de realizar a exposição para os estudantes. Cabe destacar que é a primeira vez que disponibilizo 10% do meu acervo para a realização de uma mostra com objetivo pedagógico e num espaço destinado ao conhecimento -uma biblioteca”, explicou o professor.
📌 Na exposição, o público pode conferir diferentes objetos antigos que estão relacionados à História do Brasil e do mundo (dos séculos XVII, XVIII, XIX, XX) com ênfase na arte, na educação e nos costumes. Além disso, outros objetos estão relacionados a alguns conteúdos de história ministrados pelos professores em sala de aula. Por exemplo, conhecer de perto um exemplar de Pernambuco, de 17 de maio de 1988, que exibe a Lei Áurea e verificar as algemas grilhões do período da escravidão do século XVIII foi o que mais impactou a estudante do terceiro ano, Brenda de Oliveira, de 17 anos. “Eu gosto de conhecer a história das coisas e os objetos nos remetem ao passado como, por exemplo, nos traz lembranças de momentos difícieis e cruéis como a escravidão no Brasil. Esse tipo de exposição nos estimula a pesquisar e poderia acontecer mais vezes na escola”, enfatizou a jovem.
✏️ Reportagem: Jacqueline Pontevedra/CRET